quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ovulação


O começo de um novo indivíduo




Para que surja um novo indivíduo, os gametas fundem-se aos pares, um masculino e outro feminino, que possuem papéis diferentes na formação do descendente. Essa fusão é a fecundação ou fertilização.

Ambos trazem a mesma quantidade haplóide de cromossomos, mas apenas os gametas femininos possuem nutrientes, que alimentam o embrião durante o seu desenvolvimento. Por sua vez, apenas os gametas masculinos são móveis, responsáveis pelo encontro que pode acontecer no meio externo (
fecundação externa) ou dentro do corpo da fêmea (fecundação interna).
Ovolução
 

Ovulação é o processo no ciclo menstrual no qual o folículo ovariano maduro rompe e libera o ovo (oócito ou gameta feminino) que participa na reprodução. O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo do cérebro e através da liberação de hormônios (hormônio luteinizante e hormônio estimulador do folículo) secretados no lóbulo anterior da glândula pituitária. 
Na fase pré-ovulação (folicular) do ciclo menstrual, o folículo ovário passa por uma série de transformações. Depois que isso acontece, forma-se um buraco pelo qual sai o ovo. A ovulação é desencadeada pelo pico na quantidade de hormônio luteinizante e hormônio estimulador do folículo liberados pela glândula pituitária. Após a ovulação, o ovo viaja através dos tubos de falópio até o útero. Caso o ovo seja fertilizado pelo esperma, pode ser implantado no útero 6 a 12 dias depois. Caso não seja fertilizado, o ovo se degradará nos tubos de falópio dentro de 24 horas.  
Os poucos dias próximos à ovulação constituem a fase fértil. O tempo médio para a ovulação é de 14 dias no ciclo menstrual médio de 28 dias. É normal que o dia da ovulação varie da média, sendo comum estar entre o décimo e décimo-nono dia do ciclo menstrual. A duração do ciclo menstrual por si só não é um indicador confiável do dia da ovulação. Ainda que em geral ovulação mais cedo resulte em ciclo menstrual menor (e vice-versa), a fase pós-ovulação do ciclo pode variar em até uma semana de mulher para mulher.
Fatos relacionados com a ovulação:

  • Um óvulo vive usualmente 12 a 24 horas, podendo sobreviver pot até 72 horas, sendo que a probabilidade de ser fecundado diminui drasticamente após as primeiras 24horas, logo após a sua saída do ovário.
  • Usualmente só um óvulo é libertado de cada vez.
  • A ovulação pode ser afetada pelo stress, doença ou por interrupção das rotinas habituais.
  • Algumas mulheres podem ter um pouco de dor ou até mesmo um pequeno sangramento durante a ovulação.
  • A implantação de um óvulo fertilizado normalmente ocorre entre  6 a 12 dias depois da ovulação.
  • Cada mulher nasce com um número pré-determinado de óvulos imaturos, esse número vai diminuindo com o passar dos anos.
  • O período menstrual pode ocorrer mesmo se a ovulação não ocorrer.
  • A ovulação pode ocorrer mesmo se o período menstrual não tiver ocorrido.  
  • Se um óvulo não for fertilizado ele se desintegra e será absorvido pela parede do útero.

Nenhum comentário:

Deixe seu recado

About This Blog